Igor Medeiros

O Poder da Resiliência Social - Igor Medeiros

O Poder da Resiliência Social – Descubra se você tem

Resiliência Social

Você vive uma vida ocupada, com muitos compromissos?
Sente que já não tem tempo para ver seus familiares e amigos antigos?

Cuidado! Sem perceber, você pode estar se isolando cada vez mais e isso pode ter um custo alto para sua vida em algum momento.

Resiliência social é justamente a habilidade de conseguir apoio dos amigos e familiares quando você se encontra numa situação de adversidade, que dificilmente conseguiria resolver sozinho.

É compreensível que você já não tenha tanto tempo livre para conversar com seu amigo de infância quanto tinha décadas atrás. Afinal, você tem agora todas as responsabilidades que a vida de adulto traz consigo: trabalhos, estudos, talvez uma nova família… Todas essas mudanças de fase na vida são ótimas, mas não devemos usá-las como desculpa para esquecermo-nos dos outros.

O ser humano, por natureza, é um ser gregário; ou seja, gosta de estar em companhia de outros seres humanos e compartilhar suas vivências de alguma forma. Ao contrário do que muitas pessoas afirmam, a natureza humana não é egoísta. No livro The Age of Empathy, o autor Frans de Waal mostra evidências científicas, biológicas e históricas de que a cooperação, paz e empatia são qualidades naturais e inatas nos seres humanos. Então… que tal não deixar essas boas características se atrofiarem?

Anos atrás, eu ainda não havia me debruçado muito sobre este tema em meus estudos de desenvolvimento pessoal. Mas posso dizer que já vivia isso na prática, pois sempre me preocupei com as pessoas que estavam ao meu redor, ou seja, meus amigos e familiares. Tinha carinho por elas e, por isso, me doava a elas de alguma forma. Também me deixava ajudar; sempre estive aberto ao que tinham a me dizer ou oferecer.

Apoio de amigos e familiares

Mal sabia eu que isso viria a ser, nos anos seguintes, o meu grande apoio quando estive perto da morte. Em momentos de tensão, ter o apoio dos amigos e familiares é fundamental, mas isso não é construído de uma hora para outra. Percebi, então, que, quando me doei (sinceramente) para essas pessoas de alguma maneira, eu estava semeando o meu próprio alicerce emocional do futuro. Esse alicerce mais sólido me deu forças para seguir em frente após todo o trauma que sofri; ou seja, me trouxe resiliência.

Eu poderia ter desistido de viver. Poderia ter me acomodado no leito do hospital onde eu estava. No entanto, eu recebi a visita de 120 pessoas enquanto estive internado. Vocês podem imaginar o que é isso? Foram 120 doses de carinho, 120 doses de ânimo e força para me fazer continuar lutando mesmo após tantos problemas de saúde.

Por que estou te contando isso? Porque tenho certeza de que a resiliência social — ou seja, essa força determinada que vem das pessoas da sua vida — pode ser importante e crucial para te fazer superar algum obstáculo.

Quando estamos com alguma dificuldade, é muito fácil nos concentrarmos em nós mesmos. Portanto, quero te lançar um desafio: não importando o tamanho do seu problema atual, que tal separar alguns minutos do seu dia para dar um telefonema para seus pais para saber como estão? Ou enviar uma mensagem para seu irmão que mora longe? Tenho certeza de que isso fará muito bem, inclusive para você!

Leia também – Resiliência: Você é mais forte do que imagina.

igormedeiros on Emailigormedeiros on Facebookigormedeiros on Instagramigormedeiros on Linkedinigormedeiros on Pinterestigormedeiros on Twitterigormedeiros on Youtube
igormedeiros
Autor e palestrante no Instituto Poderosamente
Igor Medeiros é palestrante internacional (Brasil e Japão) especialista no tema superação pelo Instituto Poderosamente. Colunista de diversos portais conhecidos, é infoprodutor de cursos online, ativo em convenções empresarias.