Igor Medeiros

Resiliência - Igor Medeiros

Sobre resiliência: você é mais forte do que imagina!

Resiliência

Você já percebeu que umas pessoas parecem ser mais resistentes às tensões extremas da vida do que outras?

Tornei-me especialista em superação de tensões extremas em 2002, já era o mês de agosto, quando a minha carreira parecia viver o auge na maior adrenalina.

Voltava de um compromisso na cidade de Santos-SP, dirigindo naquela noite chuvosa por uma das maiores rodovias do país, quando de repente, a minha visão escurece… Depois volta.

No dia seguinte eu estava no hospital, onde eu descobri que tinha um tumor de 7 cm na cabeça. Duas cirurgias neurológicas de altíssimo risco pela frente, e apenas 3 meses de vida, caso não fosse feito nada.

Este episódio, além de me fazer uma pessoa melhor, fez-me entender mais sobre superação e resiliência.

Há dois fatos para observarmos aqui:

— Essa característica de resistência aos empurrões da vida é algo mutável, e ela pode ser desenvolvida.

— Resiliência é como as unhas do gato, ela não aparece até que seja realmente necessário.

Acontece que no mundo de hoje, muita gente não está sabendo como avançar na vida diante das dificuldades e aprender com os desafios.

O que faz uma pessoa ser mais resiliente?

Dois psicólogos, a Dra. Suzanne Kobasa, da City University de Nova York e o Dr. Aaron Antonovsky da Universidade de Yale, fizeram estudos muito semelhantes. Eles identificaram as características das pessoas que suportam e superam tensão extrema, eles chegaram a estudar os sobreviventes do holocausto.

De modo geral, as pessoas pesquisadas enxergavam mais significado nos acontecimentos da vida. Elas se sentiam no controle, eram flexíveis, comprometidas, estimuladas por desafios e tinham uma boa compreensão do que lhes acontecia.

Por isso, vou agora apresentar a você, 3 dicas do estilo de vida Poderosamente, que farão você suportar com mais naturalidade as tensões extremas e evoluir com elas, como um filhote de pássaro que é empurrado do precipício para aprender a voar:

1 — Mude o “por quê” para “para quê”. Talvez não conseguirá ligar os pontos enquanto a situação acontece, mas provavelmente depois de algum tempo, perceberá que não estaria pronto para viver o momento atual se a vida não o tivesse preparado antes com aquele acontecimento.

2 — Observe os fatos da vida com menos autojulgamento. Você desenvolve isso com a meditação mindfulness, que não significa uma postura passiva diante da vida, mas o cultivo de uma visão clara para você agir sobre algo que aconteceu de verdade, sem se alterar tanto emocionalmente, permitindo que consiga tomar decisões mais sóbrias e seguras.

3 — Dedique-se ao voluntariado. Durante os 13 anos que trabalhei com moradores de rua, presenciei muitos voluntários que iniciaram logo após sentir uma grande dor, como perder um familiar. Elas buscavam mais sentido e compreensão da vida, ajudando pessoas que estavam abaixo da linha da pobreza. Isso fazia com que elas tirassem o foco da própria situação para se dedicar ao outro e assim, se descobriram pessoas mais fortes.

A principal habilidade de um resiliente

Agora, para mim, a grande e principal habilidade de alguém extremamente forte, é saber conectar a sua energia interior a uma força superior, que eu gosto de chamar de Deus.

Quando estava diante do leito que poderia ser o da minha morte, eu estava confuso por estar ali, apenas algumas horas depois de sair de casa para ir a um consultório oftalmológico. Senti como se alguém houvesse entrado pela porta, olhei para trás e não vi ninguém. Naquele instante um calor me invadiu a alma e o meu circuito interior se fechou, para eu lutar com uma força que não sabia que tinha.

Alguns anos depois, estou aqui, reconstruí a minha vida, encontrei o meu grande amor, me casei e recentemente me tornei pai. Hoje tenho mais motivos para sorrir, mesmo sem eu poder mexer a metade do rosto, sequela da remoção do tumor.

Conheça o estilo de vida Poderosamente

Por isso, saiba que você é mais forte do que imagina, talvez apenas não tenha consciência completa disso.

Se você quiser conversar mais comigo sobre o estilo de vida Poderosamente, adicione-me nas redes sociais. Vou adorar conhecer a sua história.

Leia também – O Poder da Resiliência Social

Deixe nos comentários abaixo, o que mais chamou a sua atenção nesse texto!

Até o próximo texto! Ah! E não esquece de ser feliz!

Um abraço
Igor Medeiros

igormedeiros on Emailigormedeiros on Facebookigormedeiros on Instagramigormedeiros on Linkedinigormedeiros on Pinterestigormedeiros on Twitterigormedeiros on Youtube
igormedeiros
Autor e palestrante no Instituto Poderosamente
Igor Medeiros é palestrante internacional (Brasil e Japão) especialista no tema superação pelo Instituto Poderosamente. Colunista de diversos portais conhecidos, é infoprodutor de cursos online, ativo em convenções empresarias.