Igor Medeiros

Viver mais no presente: Igor Medeiros

Viver mais no presente: Três dicas simples

Viver o presente

Você já percebeu como a nossa mente nos leva a viver no passado ou futuro?

Essa viagem mental no tempo desperta as lembranças, que podem desencadear emoções e sentimentos negativos sobre algo que já não existe mais, cultivando uma fonte de angústia e ansiedade.

A parte primitiva do cérebro é estimulada por essas emoções a armar mecanismos de defesa. Os sentidos (intimamente ligados à mente) não percebem que a ameaça já não existe mais, dificultando voltar ao estado de tranquilidade.

Imagine: uma gazela come tranquila junto ao rebanho quando avista um leão, ela liga o “modo fugir”, até despistar o rei da selva, e então, em outro local e já segura, ela age como se nada tivesse acontecido.

Será que somos assim também?

Por mais breve que seja, um sentimento negativo constrói um ambiente mental que abriga automaticamente outros pensamentos negativos.

 

Por que pensamentos negativos são ruins?

Podemos entender isso melhor com o experimento feito pelos psicólogos Godden e Baddeley. Mergulhadores não se lembraram de uma sequência simples de números memorizados no ambiente ensolarado da praia, quando submersos nas águas azuis do mar.

Assim, uma “tristezinha” pode chamar outros sentimentos negativos. E o que deveria ser um breve mal-estar, deixa a pessoa sem nem saber o real motivo daquela tristeza. Tudo porque a pessoa não estava vivendo o momento presente.

Isso já aconteceu com você?

 

Como fazer para se manter mais no presente

Nós temos uma importante âncora, uma ferramenta para nos conscientizar do momento presente, que está disponível a todo instante, a respiração.

 

3 Dicas para viver no presente

Vou falar com você agora, sobre três dicas simples para viver mais no presente:

1) Respire 5 vezes, prestando atenção plena em sua respiração. Não precisa mudar a respiração, se bem que só prestar atenção nela, já diminui o ritmo e acalma o seu coração.

Quando fizer isso vai notar as pessoas em volta, na atividade que está realizando agora, e em tudo mais que sinta o momento presente.

2) Coloque lembretes no seu smartphone, com a seguinte pergunta: “eu estou aqui ou em outro lugar?”. Se você não estiver presente, repita a dica um.

Você também pode fazer isso com post-its em lugares que você costuma ver ou abrir de tempos em tempos, como no interior de um livro ou gaveta.

3) Coloque-se numa posição de observador dos pensamentos, sem julgamento, apenas observe, deixe-os vir, mas esteja consciente de que você está fazendo isso, até que desapareçam como uma bolha de sabão.

 

O que a vida me ensinou sobre pensar no presente

Eu era uma daquelas pessoas que estavam com amigos sem tirar os olhos do smartphone. Até que em 2012, foram os olhos da morte que encararam os meus.

Foi exatamente num quarto de UTI neurológica, com um tumor de 7cm na cabeça, que aprendi a dedicar total atenção a quem estivesse na minha frente.

Quando um médico me visitava para reportar o meu quadro clínico, eu precisava dar total atenção ao que seria a melhor ou a última notícia da minha vida.

Por isso, deixa eu te dizer uma coisa:

Esqueça o seu smartphone quando não estiver realmente precisando dele, especialmente se há uma pessoa diante de você. Respire e seja um presente divino para ela!

É impressionante como nos sentimos mais contentes com a vida, quando vivemos com a mente desperta.

Que as lembranças sejam para você uma importante fonte de aprendizado e sabedoria. Assim como o futuro seja objeto de visão e planejamento para os próximos passos em sua jornada pela vida.

 

Deixe nos comentários o que você mais gostou nesse artigo e sinta-se a vontade sugerir temas para os próximos artigos.

Se você quiser saber mais sobre a atenção plena, visite o meu site na seção sobre o autor.

Obrigado por ler esse texto, um grande abraço e até a nossa próxima conversa!

Sorrisos,
Igor Medeiros

igormedeiros on Emailigormedeiros on Facebookigormedeiros on Instagramigormedeiros on Linkedinigormedeiros on Pinterestigormedeiros on Twitterigormedeiros on Youtube
igormedeiros
Autor e palestrante no Instituto Poderosamente
Igor Medeiros é palestrante internacional (Brasil e Japão) especialista no tema superação pelo Instituto Poderosamente. Colunista de diversos portais conhecidos, é infoprodutor de cursos online, ativo em convenções empresarias.